domingo, 25 de maio de 2014

PRÁTICAS RESTAURATIVAS NAS ESCOLAS, POR DR. ANTONIO OZÓRIO

Texto básico sobre práticas restaurativas nas escolas 

por Dr. Antonio Carlos Ozório Nunes

 
1. O que são práticas restaurativas nas escolas?
As Práticas Restaurativas nas escolas refletem uma filosofia que abrange um conjunto de comportamentos, procedimentos e práticas proativas que buscam desenvolver as boas relações no espaço escolar. Elas dão um destaque especial no desenvolvimento de valores essenciais às crianças e aos jovens, tais como o respeito, a empatia, a responsabilidade social e a autodisciplina.As práticas restaurativas nas escolas poderão ser usadas em dois níveis: primário e secundário. O nível primário busca melhorar o relacionamento escola-família-comunidade, fortalecer o diálogo entre todos, promover a melhoria do ambiente escolar, a comunicação não-violenta, as atividades pedagógicas restaurativas ou, em suma, construir um trabalho pró-ativo de comunidade escolar segura, democrática e respeitável, numa cultura de paz. Destina-se a reafirmar as relações. O nível secundário é usado para a restauração e reparação das relações através do diálogo, da comunicação não-violenta e das reuniões restaurativas (mediações e círculos restaurativos). O foco do nível secundário está em reconectar, consertar e reconstruir relações. 2. De onde surgiu a filosofia das Práticas Restaurativas?As Práticas Restaurativas originaram-se do modelo de Justiça Restaurativa, cuja filosofia surgiu inicialmente dentro do campo da justiça criminal e basearam-se em práticas oriundas de comunidades indígenas, principalmente do Sudeste Asiático e do Canadá. Hoje as Práticas Restaurativas estão ganhando reconhecimento e aplicação na área da Educação e em outros campos da vida social.
Nas escolas, as Práticas Restaurativas vem ganhando, cada vez mais, espaço em todo o mundo, seja visando a prevenção de indisciplinas e violências nas escolas, seja para lidar com uma gama de conflitos escolares, desde os mais simples até os mais sérios. No Brasil, o programa tem se ampliado para vários municípios e a Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo tem incentivado a implantação e ampliação dos Círculos Restaurativos em diversos municípios.
 3. Por que as Práticas Restaurativas são importantes nas escolas?Nas escolas, os princípios e valores das práticas restaurativas têm se revelado importantes para criar uma cultura de diálogo, respeito mútuo e de paz. As práticas restaurativas possibilitam uma melhoria nos relacionamentos de forma a alterar os seguintes paradigmas: elas levam a mudanças diretas no campo das inter-relações; mostram aos envolvidos uma abordagem inclusiva e colaborativa, que resgata o diálogo, a conexão com o próximo, a comunicação entre os atores escolares, familiares, comunidades e redes de apoio; guiam as pessoas a lidarem com os conflitos de forma diferenciada, pois ao desafiar tradicionais padrões punitivos, passa-se a encarar os conflitos como oportunidades de mudança e de aprendizagem, ressaltando os valores da inclusão, do pertencimento, da escuta ativa e da solidariedade.

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